sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TRANSBORTANTE SHEKINAH


TRANSBORTANTE SHEKINAH



O que é Shekinah? Antigo Testamento: Habitar, morar residir, a palavra vem dessas raízes em hebraico. Mas tanto teólogos como rabinos dizem que a SHEKINAH É A GLÓRIA DE DEUS VISIVEL ou PRESENÇA DIVINA NO TEMPLO. A SHEKINAH é a ruah, o sopro divino, o logos é a palavra que se fez carne, a maior manifestação da SHEKINAH é a pessoa de CRISTO que nos batiza com a SHEKINAH (Espírito Santo).



TEXTOS BÍBLICOS


“E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava. E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.” ÊXODO 33,7- 12






1. TENDA DA CONGREGAÇÃO ou TENDA DO ENCONTRO



Está tenda citada no capítulo 33 do livro de Êxodo, na refere a mesma características dos capítulo 26 e 27 deste mesmo livro. Porque a Tenda da Congregação descrita nas citações anterior ao capítulo 33, também descrita como Tabernáculo, deveria estar no meio do arraial (acampamento).

A Tenda que capítulo 33 refere-se era um lugar distante do arraial por conseqüência do pecado do povo (adoração ao bezerro de ouro), pois Deus tinha ordenado a Moisés que saísse do meio do arraial e fosse para fora dele, porque o Senhor é Santo.

Nesta tenda ninguém sacrificava animais, pois era um lugar separado para O ENCONTRO COM DEUS E DIALOGO, por meio da qual obter a resposta para uma conduta a ser seguida ou para alcançar um favor.

COLUNA DE NUVEM - A Glória de Deus se manifestava mostrando a sua plena presença no lugar.


2. A SHEKINAH ATUA ONDE HÁ SANTIDADE


“OS CONCEITOS SUPERFICIAIS DE DEUS E DE SUA SANTIDADE PRODUZEM CONCEITOS SUPERFICIAIS DO PECADO E DA NECESSIDADE DE EXPIAÇÃO.”

Autor Brancroft


Deus ordenou a Moisés que saísse do meio do arraial. A Palavra de Deus nos fala sobre santidade em toda a Bíblia:


a) Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios – 6,16-20


Como pode a Shekináh habitar no centro do templo que são todos aqueles que aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador, se estamos colocando a prostituição como primeiro lugar em nossas vidas? A prostituição tem suas diversas facetas. Prostituir significa: entregar (-se) à cópula sexual especialmente por dinheiro; tornar (-se) devasso, rebaixar (-se) moralmente; degradar (-se), desonrar (-se); conspurcar (princípios e ideais nobres e elevados, dons), em troca de interesses puramente materiais; degradar (-se), corromper (-se), desonrar (-se); corromper ou deixar-se corromper por suborno em troca de favores.[Também suborno não tomarás; porque o suborno cego os que têm vestido, e perverte as palavras dos justos. Exu 23:8]. Barganhar que é também trocar favor e/ou privilégio de forma pouco ética. E pior do que viver de suborno e desonrar o corpo por troca de dinheiro é a pessoa que faz sexo por troca de sexo. Porque a Palavra diz:


“Pois esta é à vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus, e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão, porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação. Destarte, quem rejeita estas coisas não rejeita ao homem, e, sim, a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo”.(I Ts 4.3-8)


Ora será que sexo é algo imundo? Lógico que não. Mas o sexo por sexo (saunas, cinemões, pornografia, sexo na internet através da WEB CAN e etc) e o sexo com ou sem conivência de uma das partes é ADULTÉRIO. Esquentar um casamento com uma terceira pessoa e etc, não pode de forma alguma agradar a Deus. Deus não é conivente com a prostituição e o adultério, leia o livro de Oséias e tantos outros. Devemos santificar nossos corpos para que a Shekináh habite em nós, que somos templos de Cristo.

b) Porquanto o Senhor teu Deus anda no meio de teu arraial, para te livrar, e entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa feia em ti, e se aparte de ti. Deu 23:14
Muitas vezes perdemos a noção do que é pecado e do que não é. Relativámos os pecados descritos na Bíblia e manipulamos a Palavra de Deus ao nosso bel prazer. Isso ocorreu antes e está ocorrendo agora. E não é apenas prostituição que é pecado. Listas infinitas de pecados estão descritas na Palavra de Deus.
Quando relativámos pecados e continuamos a cometê-los é como se estivéssemos sinalizando para Deus e o Espírito Santo que não precisam mais morar em nós, que desejamos que Ele saia de nosso meio, do meio de nossa vida e tudo que o próprio Espírito Santo deseja dirigir. Há pecados que por mais que lutemos, muitas vezes o cometemos, mas Deus conhece a nossa vida e necessidade de retirar uma série de situações pecaminosas e repetitivas de nossa vida. Exemplificando uma forma antiga de relativar pecado: A palavra de Deus nos fala para não furtarmos (Êxodo 20,15) e ai existe algo que o cristão vive praticando direta e indiretamente e manipulando a Palavra de Deus dizendo que não comete furto. A pirataria que é a atividade de copiar, reproduzir ou utilizar indevidamente, isto é, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, software ou qualquer outra obra intelectual legalmente protegida. Quanto mais andamos por aí, mais vemos vários que se dizem "cristãos", comprando produtos piratiados e vendendo produtos piratiados. Xerox de um livro inteiro é um péssimo exemplo ou CD e DVD piratiado é pecado. Pois roubamos a partir do momento que não pedimos permissão para fazer cópia desse material ou daquele material, e pecamos indiretamente quando compramos esse material. Outro exemplo baseado no mesmo tema é quando compramos marcas famosas de roupas, sapatos, bolsas e etc que são falsificados. Através desta ação ajudamos a várias ações que são totalmente ilegais, primeiramente não pagamos impostos sobre o produto, que com isso barra uma série pessoas que poderiam ser empregadas, indiretamente auxiliamos no trabalho escravo de estrangeiros e em permanência de estrangeiros ilegalmente neste país, destacamos também que os próprios produtos falsificados podem nos causar doenças e muitas vezes acidentes. Pergunto-te isso não é roubo? Entre tantas outras coisas que fazemos e que sempre temos desculpas para dizer que não cometemos tal pecado. Como Acã (Josué 7) levamos material amaldiçoado para a tenda e incluindo também o arraial do israelistas, e depois ficamos procurando a brecha que o Diabo tem somente no pecado do nosso próximo, esquecendo que pecamos e damos brechas em pequenas atitudes. Na história do livro de Josúé capítulo 7, o povo de Israel pedeu uma guerra onde houveram mortes de guerreiros do próprio povo. Temos a mania de aparecer com produto pirateado dentro da própria igreja e muitas vezes cavando trincheiras para ver nosso inimigo entrar e destruir.

Aí dos pastores que usam a Palavra de Deus levianamente e que gostam de usar a Palavra somente em seu favor: “Filho do homem profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?” Ezequiel - Capítulo 34,2

Quantos “homens de deus” que não manipulam a Palavra de Deus? Dinheiro, fama, sexo fácil e etc, enquanto as ovelhas que Deus deu para ele cuidar estão morrendo por falta de boa alimentação, baseada na Palavra de Deus.


c) “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.”1Pe 1:16 /” Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.”1Pe 2:5”.
Deus deseja santidade de seus filhos. Ele deseja morar em nosso meio e fazer com que nossos rostos resplandeçam como Moisés (ÊXODO 34:29) ficou com o rosto resplandecido quando se aproximou da Glória de Deus.
Hoje o resplandecer do rosto é se aproximar da luz que é Jesus e obedecer a sua palavra, pois santificando nossas vidas resplance a nossa face. Agora aquele que peca e não abandona o pecado, padece e seu olhar fica triste e os rostos estão sem brilho. Que pena! ICABÔ OU ICABODE (1Sa 4:21 - De Israel se foi à glória!), infelizmente muitos passam pelo momento em que a manifestação da Glória de Deus vai-se embora.

3. SHEKINAH ATUA EM...

a) FOGO: (ÊXODO 3,4) – Sarça ardente; no batismo de fogo (Mat. 3,11c), refinar de nossas vidas; nos purifica do pecado através da brasa de fogo e etc.


b) PODER / SINAIS E MARAVILHAS – (Todo livro de Êxodo) – destrona falsos deuses; transforma água em sangue; abre o Mar Vermelho; transforma fonte de água amarga em doce; guarda da morte e etc. Novo Testamento – Faz com que através do nome de Cristo venhamos expelir demônios, curar, ressuscitar, ser agentes da Salvação.


c) SHEKINAH GUIA E CONDUZ – Coluna de Fogo à noite e a Coluna de Nuvem de dia. Hoje o Espírito Santo guia os filhos de Deus (Rm. 8,14). Vamos deixar o Espírito nos guiar.


d) SHEKINAH LIBERTA DA ESCRAVIDÃO – (ÊXODO 12,37-51 E 13,14), O povo hebreu foi peregrino no Egito durante 430 anos e nestes anos todos ficaram escravos durante 140 anos finais. Há quantos anos estamos escravos de um pecado que não conseguimos abandonar? Não importa o tempo, Deus diz para você que é possível ser livre da dura servidão. O Espírito da vida em Cristo que liberta da lei do pecado e da morte (Rm. 8,2).


e) SHEKINAH ENSINA – (ÊXODO, capítulo 19 a 39) Os mandamentos foi um ensinamento fazer a aliança; os juízos eram as aplicações das penalidades caso o mandamento não fosse cumprido e as ordenanças eram prescrições de adoração para continuar firme na aliança. (JOÃO 14,26) – O Espírito Santo ensina todas as coisas e faz lembrar de tudo.


f) SHEKINAH INSTRUI E CAPACITA – (ÊXODO 35,30-35) Bezalel e a Aoliade, O ESPÍRITO encheu de habilidade para construir as peças do santuário. (JOÃO 16,13-14, MARCOS 1,16 e ATOS DOS APÓSTOLOS) O ESPÍRITO instruiu a respeito daquilo que pertence a Cristo. Instrui a Filipe para chegar perto do etíope para evangelizá-lo (At. 8,27 -29). Capacitou meros pescadores antes medrosos para serem fortes e ousados em Cristo.


g) SHEKINAH SEPARA – O Espírito Santo transmite a chamada divina aqueles a QUEM DEUS chamar e revela essa chamada alquiles que têm o encargo de separá-los para o SANTO ministério.

1.g) Separou Moisés para tirar o povo do Egito (Êxodo 3,10-12), falando ele com a sarça ardente.


2.g) Separou a nação que Ele queria que O adorasse (Êxodo 19,6).

3.g) Separou a tribo que o serviria como sacerdotes (Êxodo 32,39).

4.g) Separou a Barnabé e Paulo (Atos 11,23-30).

h) SHEKINAH INTERCEDE – Intercedendo nos momentos de guerra (Êxodo 17,11-16) e separa os intercessores e os guerreiros. Intercede pelos corações obstinados e cheios de diversos pecados (Êxodo 32,32-33) e o Espírito Santo hoje intercede por nós e as nossas fraquezas (Rm. 8,26).


i) SHEKINAH NO LOUVOR E NA ADORAÇÃO – Cântico de Moisés ao atravessar o Mar Vermelho (Êxodo 15,1-19) e a Profetisa Miriã tocando o tamborim, louvando e dançando (Êxodo 15,20-21). Na adoração do templo no reinado de Salomão: “Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito. E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor. E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor”.– 1ª Reis 8,9-11 e mais “Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós”. 1Co 14:25
Adoração e a veneração e a contemplação da criatura a seu Criador deve ser levada a efeito da mais completa dependência da orientação do Espírito de Deus.

j) SHEKINAH NO MOMENTO DA ORAÇÃO – Na conversa face a face, como quem fala para o seu amigo (Êxodo 33,11). Vem falar com Deus, este é o momento, está é a hora. Orando no Espírito Santo – Efésios 6,18 e Rm 8,26 -27) é o grande Diretor da oração, que somente é respondida se for feito com o Espírito Santo a guiar. Pois o mesmo Espírito Santo que examina e põe em prova os nossos pedidos, sugere nossas petições, compreendendo a vontade de Deus e os planos traçados a nosso respeito. Que o Espírito Santo venha nos dirigir em nossas orações. Que a Shekinah venha fazer parte de nossas vidas dentro de nós, como quando encheu o Templo, assim como fazer os nossos rostos resplandecer de alegria. Que nossa oração seja lançar sempre os pecados de nossa vida fora e continuar sendo habitação do Espírito Santo. Peça para transbordar da Shekinah e podemos cantar - Derrama tua Shekináh sobre nós.

Estudo elaborado e pesquisado por: Evangelista Amábile P F Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário