quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que você está construindo?

Este sempre foi um dos sérios embates do Senhor Jesus: Não tolerar a hipocrisia nos relacionamentos! Ele não apenas disse, mas viveu o simples e poderoso princípio “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno (Mt 5:37). O texto que examinaremos nesta semana, Atos 5:1-11, nos mostra bem claro que a “falsidade destrói a comunhão” e, não para por aí, seu intento é conceber a morte e o sepultamento de pessoas. A falsidade, melhor chamada de hipocrisia, sempre encobre a sutileza da ação de Satanás, destinada a enfraquecer o poder do povo de Deus. No texto acima, tal qual o anterior a ele, Atos 4:36-37, deixa parecer que tudo estava muito bem com Barnabé e também com Ananias e sua esposa Safira. Afinal, ofertar ao Senhor é sempre bom! Mas não foi isso que Lucas registrou sobre Ananias e Safira. Tudo indica que eles haviam feito antes, um compromisso de entregar todo o valor da venda de sua propriedade, porém não cumpriram o que acertaram. O que aconteceu então? Que eles foram da comunhão para sepultura. O que aprendemos então? Vejamos o que escreveu John Stott: “...Três valiosas lições a aprender”.



Em primeiro lugar, a gravidade do pecado de Ananias e Safira. Pedro enfatizou isso ao repetir que a mentira deles não foi dirigida primeiramente a ele, mas, sim, ao Espírito Santo, isto é, a Deus. E Deus odeia a hipocrisia. Lucas relatou as denúncias de Jesus contra ela, juntamente com sua advertência de que os que blasfemarem contra o Espírito Santo (desafiando deliberadamente a verdade conhecida) não serão perdoados (Lc 12:10). Mas Ananias e Safira também pecaram contra a igreja. Será que Lucas emprega propositalmente aqui, pela primeira vez, a palavra ekklesia (v.11)? Dessa maneira, ele reafirma a continuidade da comunidade cristã com o povo de Deus remido e reunido no Antigo Testamento. Lucas parece sublinhar o grande mal de pecar contra o povo de Deus. A falsidade acaba com a comunhão. Se a hipocrisia de Ananias e Safira não tivesse sido exposta e castigada publicamente, o ideal cristão de uma comunhão aberta não teria sido preservado, e a afirmação atual: “existem tantos hipócritas dentro da igreja” teria sido ouvida desde o início.


A segunda lição a ser aprendida diz respeito à importância, ou mesmo à sacralidade da consciência humana. Mais tarde, Lucas registra a afirmação de Paulo perante Festo de que ele sempre procurou manter sua “consciência” pura diante de Deus e dos homens (24:16). Parece ser isto o que João quis dizer com “andar na luz”. É ter uma vida transparente diante de Deus, sem engano ou evasivas, cuja conseqüência é termos “comunhão uns com os outros”. Os “irmãos” do reavivamento do Leste Africano, que deram grande ênfase a esse ensino, ilustram isso com humor quando expressam seu desejo de “viver numa casa sem telhado nem paredes”, ou seja, de não permitir que nada se ponha entre eles e Deus ou entre eles e outras pessoas. Essa é a abertura que Ananias e Safira não conseguiram manter.


Em terceiro lugar, esse incidente nos ensina que é necessário haver disciplina na igreja. Apesar de a morte física poder ter continuado em algumas situações, como castigo para os pecados que “menosprezam a igreja de Deus”, ela veio a ser associada à excomunhão. Nessa área, a igreja tem oscilado entre a severidade extrema (disciplinando membros pelas ofensas mais triviais) e a permissividade extrema (não exercendo nenhuma disciplina, mesmo em casos de ofensas sérias). Uma boa regra geral é tratar secretamente os pecados secretos, tratar particularmente os pecados particulares, e publicamente apenas os pecados públicos. A igreja também são sábias quando seguem os estágios sucessivos ensinados por Jesus. Normalmente, o culpado se arrepende antes que seja alcançado o último estágio da excomunhão. Mas quando uma pessoa não se arrepende de ofensas sérias e que se tornaram um escândalo público, o caso deve ser julgado. Os presbiterianos estão certos em “cercar a mesa”, ou seja, fazer com que a participação na ceia do Senhor seja condicionada. Pois, embora a mesa do Senhor esteja aberta aos pecadores (quem, a não ser eles, precisa ou deseja participar dela?), ela só está aberta para os pecadores arrependidos.


Vimos agora que, se a primeira tática do diabo era destruir a igreja através da violência externa, a segunda foi destruí-la através da falsidade interna. Ele não desistiu de tentar, seja pela hipocrisia dos que confessam, mas não praticam, ou pela dureza dos corações daqueles que pecam, mas não se arrependem. A igreja precisa permanecer vigilante”.


Meu irmão e minha irmã! Do que você está enchendo sua mente? Da verdade que gera vida no Corpo ou da hipocrisia que leva para sepultura? Há um só remédio que liberta e cura: Arrepender-se, confessar e deixar esta abominação! Somente o seu autor - Satanás - deve cuidar dela (hipocrisia). Não permita viver os pecados, pelos quais o Senhor Jesus já morreu, já pagou e deles todos, há dois mil anos, triunfou eternamente! Pense e viva para Ele.
 


Pr. José Nery Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário